Módulos de Atividades

Os seguintes módulos de recursos e atividades podem ser usados em qualquer tipo de curso da plataforma.


 Hot Potatoes

Este módulo permite a administração, pelos docentes de atividades criadas com Hot Potatoes. Estas atividades são criadas no PC do docente antes de serem transferidas ao servidor do curso.
Diversos tipos de relatórios das atividades são produzidos indicando os resultados individuais e análises estatísticas.

 Brainstorming

    Brainstorming is useful in the initial stages of a task, for example for gathering a range of ideas or finding out what students already know collectively.

    It's useful to set some ground rules for brainstorming, which can include:

    1. Everyone's contribution is valued, and no comment or criticism is given until all the contributions are listed;
    2. Everyone has the option to participate, or not;
    3. Wild ideas are as welcome as sober ones in the ideas-generating stage;
    4. Everyone's idea must be expressed in a single sentence or using keywords.


 Chat

O módulo Chat permite a realização de uma discussão textual via web em modalidade síncrona. Este módulo contém instrumentos para a revisão e a administração das discussões.

 Diários

Este módulo corresponde a uma atividade de reflexão orientada por um moderador. O professor pede ao estudante que reflita sobre um certo assunto e o estudante anota as suas reflexões progressivamente, aperfeiçoando a resposta. Esta resposta é pessoal e não pode ser vista pelos outros participantes. O professor pode adicionar comentários de feedback e avaliações a cada anotação no Diário. Esta deve ser uma atividade constante - uma atividade deste tipo por semana, por exemplo.

iconEnquete

O módulo Enquete permite a construção de enquetes (questionários) usando uma série de tipos de questões com o intuito de coletar informações dos usuários. Ele é baseado no phpESP, uma ferramenta de enquetes de código aberto. Veja http://phpesp.sourceforge.net


 Escolhas

Este módulo permite uma atividade muito simples. O professor elabora uma pergunta con diversas opções de resposta. Serve para fazer pesquisas de opinião velozes, para estimular a reflexão sobre um tópico, para escolher entre sugestões dadas para a solução de um problema ou para obter a permissão de utilizar dados pessoais dos alunos em pesquisas do professor.

Flash Card Set  Flash Card Set

    This module provide students a way of fast memoizing list of "things". This is a typical indexing exercise, where a map of coupled things should be learned and retained. We say "thing" because either key or value could be any related pair of text, images or sounds.

    This module implements a full Leitner system to mechanically support the memoization process of the relationships. The couples to be learned are first attached to a deck of cards. These are initially considered as difficult to learn. The teacher can choose a learning curve using 2, 3 or 4 decks. 4 decks should be used for large set of definitions. When the student fails answering a card, he will tell it and let the card stay in the same deck. If he has the correct answer, he will ask for passing the card to the second deck, so considered as less difficult to learn. The process is repeated for all decks till the last one where card will remain. The decks are triggered so the student knows which he should review. Difficult cards will trigger more often thant trivial cards. Trigger delays are adjustable.

    When a student do not apply for reviewing decks, cards may downgrade automatically to an higher difficulty deck.

    The module allows also a free use of the cards, enabled by module configuration. The module is customisable graphically using a teacher defined CSS and image set.


 Flash Video

You can use this module to add a flash video contents (flv files) These files can be uploaded to the server or can be hosted in a streaming server like red5 or fms.

The Flash Video module has been developed by Rashan Anushka @ UCSC The video player component (flvplayer) used here is developed by Jeroen Wijering (http://www.jeroenwijering.com)


 Fóruns

Esta atividade de discussão é importantíssima. Os Fóruns tem diversos tipos de estrutura e podem incluir a avaliação recíproca de cada mensagem. As mensagens são visualizadas em diversos formatos e podem incluir anexos. Os participantes do fórum tem a opção de receber cópias das novas mensagens via email (assinatura) e os professores, de enviar mensagens ao fórum com cópias via email a todos os participantes.

 Glossário

Esta atividade permite que os participantes criem e atualizem uma lista de definições como em um dicionário ou em um FAQ.

As listas podem ser visualizadas em diversos formatos.

Os professores podem exportar itens de um glossário secundário ao glossário principal do mesmo curso.

É possível criar automaticamente links nos textos do curso che levam aos itens definidos no glossário.


 JClic

    JClic is a project of the Catalan Ministry of Education. It consists of a set of open source software applications that allow for the creation of several types of multimedia educational activities: puzzles, association games, text activities, crosswords, wordsearch games and more. Besides, the ClicZone offers a repository where more than a thousand activities are displayed. It has been created by teachers and other professionals who want to share their work with others.

    This module will show teachers how to add JClick activities to any course and how to track pupils' results (time spent on each of the activities, number of tries, score...)

     

     


 Laboratório de Avaliação

O Laboratório de Avaliação é uma atividade de avaliação entre pares (participantes) com uma vasta gama de opções. Os participantes podem avaliar os projetos de outros participantes e exemplos de projeto em diversos modos. Este módulo também organiza o recebimento e a distribuição destas avaliações. O autor deste módulo é Ray Kingdon.

 Lição

Uma lição publica o conteúdo em um modo interessante e flexível. Ela consiste em um certo número de páginas. Cada página, normalmente, termina com uma questão e uma série de possíveis respostas. Dependendo da resposta escolhida pelo aluno, ou ele passa para a próxima página ou é levado de volta para uma página anterior. A navegação através da lição pode ser direta ou complexa, dependendo em grande parte da estrutura do material que está sendo apresentado.

 Livros

    Livro é simplesmente um material de estudo com várias páginas


 inwicast

This file contains the main description of the newmodule module. Usually, it's used to explain the main features of the activity, with a natural language. Also, the overall process of the activity is detailed here with its pedagogical foundation.

From a developer perspective, this "help" directory will contain simple html files like this that you will be able to link from newmodule code when any sort of explanation is necessary (it's easier to add those links automatically, both from the formslib stuff (see mod_form.php) and from everywhere else (see the helpbutton() function).

Also, don't forget to add one link to this help file from the newmodule/help "index.html" file, it will allow Moodle to show all the existing help files related to the module when the complete list of available help files is requested.

Please, replace me with the real information about the newmodule!


 Page Menu

This activity allows one to construct menus with various link types. This activity's primary use is to provide navigation for the Page Course Format.


 Avaliações do Curso

Este módulo contém alguns tipos de questionários de avaliação de cursos, específicos para ambientes de aprendizagem virtuais. Este tipo de atividade favorece a reflexão sobre os processos de aprendizagem durante o curso.


 Podcaster


 Questionários

Este módulo consiste em um instrumento de composição de questões e de configuração de questionários. As questões são arquivadas por categorias em uma base de dados e podem ser reutilizadas em outros questionários e em outros cursos. A configuração dos questionários compreende, entre outros, a definição do período de disponibilidade, a apresentação de feedback automático, diversos sistemas de avaliação, a possibilidade de diversas tentativas. Alguns tipos de questões: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, resposta breve, etc

 Recursos

Os recursos são todos os tipos de conteúdos que serão utilizados no curso. Podem ser documentos arquivados no servidor, páginas criadas com o uso do editor de textos ou arquivos de outros sites visualizados no ambiente do curso.

 Rótulos

Um rótulo é um texto ou uma imagem inserido no corpo da página principal, entre as atividades e materiais. Normalmente é utilizado para criar subtítulos na página do curso.

 SCORM/AICC packages

Um pacote SCORM ou AICC é um conjunto de conteúdos web agregados em conformidade com o padrão SCORM ou AICC para objetos de aprendizagem. Estes pacotes podem incluir páginas web, gráficos, programas Javascript, apresentações em Flash e qualquer outro formato compatível com navegadores web. O módulo permite carregar facilmente qualquer pacote SCORM ou AICC padrão e incluí-lo no seu curso.

 Tarefas

Uma tarefa consiste na descrição ou enunciado de uma atividade a ser desenvolvida pelo participante, que pode ser enviada em formato digital ao servidor do curso utilizando a plataforma. Alguns exemplos: redações, projetos, relatórios, imagens, etc. Este módulo inclui a possibilidade de descrever tarefas a serem realizadas offline - na sala de aula por exemplo - e de publicar o resultado da avaliação.


 webclass

This file contains the main description of the webclass module. Usually, it's used to explain the main features of the activity, with a natural language. Also, the overall process of the activity is detailed here with its pedagogical foundation.

From a developer perspective, this "help" directory will contain simple html files like this that you will be able to link from webclass code when any sort of explanation is necessary (it's easier to add those links automatically, both from the formslib stuff (see mod_form.php) and from everywhere else (see the helpbutton() function).

Also, don't forget to add one link to this help file from the webclass/help "index.html" file, it will allow Moodle to show all the existing help files related to the module when the complete list of available help files is requested.

Please, replace me with the real information about the webclass!


 Wikis

O wiki permite a composição colaborativa de documentos com o uso do navegador web. Para isto é adotado um formato simples de linguagem de marcação.

"Wiki wiki" significa "super veloz" em lingua havaiana, e a velocidade de criação e atualização das páginas é uma das características que define a tecnologia wiki. Normalmente não há revisão anterior à publicação ou aceitação de mudanças e a maioria dos wikis é aberta a todo mundo ou às pessoas que tem acesso ao mesmo wiki.

O módulo Wiki permite que os participantes trabalhem juntos, adicionando novas páginas web ou completando e alterando o conteúdo das páginas publicadas. As versões anteriores não são canceladas e podem ser restauradas.

Este módulo é baseado no software Erfurt Wiki.

Índice de todos os textos de ajuda
Show this help in language: English